Dia das Comunica√ß√Ķes

COMUNICA√á√ēES - ARMA DO COMANDO!!!

Hoje, 12 de maio de 2017, no Col√©gio Militar do Rio de Janeiro, foi realizado a formatura comemorativa ao dia das Comunica√ß√Ķes.

A Arma do Comando ‚Äď proporcionam as liga√ß√Ķes necess√°rias aos escal√Ķes mais altos que exercer√£o a coordena√ß√£o e o controle de seus elementos subordinados antes, durante e ap√≥s as opera√ß√Ķes. Al√©m disso, atua no controle do espectro eletromagn√©tico, por meio das atividades de Guerra Eletr√īnica, para impedir ou dificultar as comunica√ß√Ķes do inimigo, facilitar as pr√≥prias comunica√ß√Ķes e obter informa√ß√Ķes.

O ciclo básico da tomada de decisão é deflagrado a partir dos estímulos recebidos do ambiente. O centro decisório, após detectar, comparar, analisar, decidir e agir, reage ao ambiente, para restabelecer a situação desejada.

O Sistema de Comando e Controle (SC2), como parte integrante desse processo, precisa ser operado em tempo compatível que assegure a oportunidade na tomada de decisão. O funcionamento eficaz do SC2 é responsabilidade do comandante.

O patrono da Arma de Comunica√ß√Ķes √© o Marechal Rondon.

            Zum Zaravalho!!!!

Momentos da Formatura

Companhia de Comunica√ß√Ķes

O CMRJ é composto por oito Companhias de Alunos (Cia Al), também chamadas de Subunidades (SU), todas subordinadas ao Corpo de Alunos (CA) do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

 

Ensino Médio

 

Quando o aluno chega ao Ensino M√©dio, ele faz op√ß√£o por uma Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia ou Comunica√ß√Ķes), de acordo com a sua classifica√ß√£o final do 9¬ļ ano do Ensino Fundamental e as Cia Al passam a ser organizadas por Armas:

 

Divisa 1¬ļ Ano EM  Divisa 2¬ļ Ano EM  Divisa 3¬ļ Ano EM 

 

                                                       

- Companhia de Comunica√ß√Ķes

 

Comunica√ß√ĶesA Cia COM √© respons√°vel por gerenciar a parte administrativa e disciplinar dos alunos do 1o, 2¬ļ e 3¬ļ anos do Ensino M√©dio, da Arma de Comunica√ß√Ķes.

Ao ingressar na Arma de Comunica√ß√Ķes, o aluno do CMRJ ter√° a oportunidade de estar diariamente em contato com militares oriundos da Arma de Comunica√ß√Ķes. Os militares da Arma de Comunica√ß√Ķes podem orientar os alunos quanto ao trabalho que ela desenvolve junto ao comando e seus subordinados e sua miss√£o: conhecer e operar os diversos equipamentos de comunica√ß√Ķes que atualmente o Ex√©rcito utiliza, al√©m de realizar instru√ß√Ķes de orienta√ß√£o, ordem unida e formaturas do CMRJ. Ainda poder√°, exclusivamente como integrante da Companhia de Comunica√ß√Ķes, utilizar o distintivo das Comunica√ß√Ķes nos seus uniformes.

 

Comandante: Maj Ferreira Silva