NSAP

Nova Seção de Apoio Pedagógico

     No ano letivo 2016, o Apoio Pedagógico tem o intuito de reduzir os déficits de aprendizagem e a falta de pré-requisitos, proporcionando, desse modo, a equalização do rendimento escolar dos segmentos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

    Há uma clara diferença entre as ações pedagógicas de recuperação – simplesmente o auxílio para a aquisição pontual de conteúdos não aprendidos no trimestre – e as ações pedagógicas para o ensino-aprendizagem de resgate de estruturas cognitivas prejudicadas ao longo de toda uma trajetória escolar inicial. 

    Assim, chegou-se à necessária expansão do conceito de Apoio Pedagógico, isto é, de uma dimensão clínica (pontual, localizada e restrita) para uma dimensão conceptual (geral, abrangente e sistêmica): combater o fracasso escolar, que é missão de todo e de cada Colégio Militar, de tal maneira que os agentes envolvidos no Ensino repensem suas práticas pedagógicas. 

    Dessa forma, o ensino-aprendizagem por habilidades e competências confronta os problemas curriculares, didáticos e de avaliação indo ao encontro do combate ao fracasso escolar. 

    Nesse corrente ano, a NSAP atenderá os alunos do 6º e do 7º anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, cujos perfis explicitamos a seguir: 

  1. Alunos que foram considerados “inaptos” ou “aptos com restrição” nas avaliações diagnósticas;
  2. Alunos repetentes; e
  3. Alunos aprovados em Conselho de Classe. 

     Haverá um planejamento específico e distinto do Ensino Regular e das atividades de Recuperação concernentes ao ano de ensino, ou seja, a Recuperação não será ministrada pela NSAP, esta ficará a cargo das Coordenações de cada ano de ensino.