A Aula de Educação Física e sua Avaliação

A Educação Física foi criada para funcionar como área de excelência no Colégio Militar do Rio de Janeiro há aproximadamente 20 anos atrás.

Para isso, como acontecem com as Línguas Estrangeiras, todas as turmas de um mesmo Ano de Ensino deslocam-se nos mesmos tempos de Aula para elas destinados para a Seção de Educação Física.

Na SEF, os alunos s√£o instru√≠dos, no in√≠cio do per√≠odo de forma que, aqueles pertencentes ao 6¬ļ e 7¬ļ Anos, vivenciem um rod√≠zio pelos esportes: Atletismo; Korfebol; Handebol; Voleibol; futebol e Jud√ī e Nata√ß√£o, em car√°ter de Unidade de Vivencia√ß√£o Desportiva "ID"de forma que, ao chegar ao t√©rmino deste per√≠odo de escolaridade, disponham de conhecimento e viv√™ncia suficientes para que possam escolher apenas um deles,nos Anos subsequentes.

A partir do 8¬ļ Ano, firmada a escolha de uma Inicia√ß√£o Desportiva eletiva, o aluno dever√° firmar um compromisso m√≠nimo de um semestre para que ent√£o possam substitu√≠-lo por outro, desde que assim o desejem.

Além disso, no início de cada semestre os alunos são submetidos a exames antropométricos referentes a altura e peso, com objetivo de acompanhamento de índices como o IMC, bem como o acompanhamento das taxas e gráficos referentes ao desenvolvimento corporal dos alunos do Colégio Militar.

Os alunos que iniciam suas primeiras atividades de educação física no Colégio Militar devem também, obrigatoriamente, passar por um teste natatório, como uma medida para que todos os alunos tenham a capacidade mínima de segurança dentro de uma piscina ou meio aquático.

A Avaliação da Disciplina Educação Física dar-se-á por duas vertentes.

A primeira, diretamente ligada à frequência dos alunos pelo Bimestre letivo, numa razão direta ao total de 7 (sete) pontos.

A segunda, ligada a fatores intr√≠nsecos e extr√≠nsecos como o interesse do aluno no cotidiano das Aulas; o relacionamento deste com a disciplina, com o pr√≥prio professor e com os colegas e por fim, em ultimo e m√≠nimo grau, em rela√ß√£o ao seu desempenho na aprendizagem do gesto motor espec√≠fico do desporto escolhido e no entendimento pr√°tico da estrutura e funcionamento do jogo/desporto individual.  Nesta vertente, atribui-se a raz√£o de 3 (tr√™s) pontos, divididos entre o interesse √† pr√°tica; o relacionamento com o conte√ļdo; professor e colegas e finalmente quanto √† execu√ß√£o do gesto e entendimento do desporto.