Formatura 17 de Março/17

Hoje, 17 de mar√ßo de 2017, na formatura geral do Col√©gio Militar do Rio de Janeiro, foram entregues diplomas e medalhas a alunos que se destacaram no √Ęmbito de atividades junto √† sociedade civil. Primeiramente a entrega do certificado TOEFEL JUNIOR aos alunos Lucas Uchoa, Brenda Ru, Patr√≠cia Rocha, Beatriz Penha e Marayah Fonseca, que se destacaram em todos os m√≥dulos, com excelente aproveitamento, e se enquadraram no n√≠vel GOLD no exame internacional de profici√™ncia de L√≠ngua Inglesa. Em seguida a entrega de diplomas aos alunos Gustavo, Jo√£o Henrique, Lucas S√°, Ades e Pilades Filho, por participarem e se destacarem no d√©cimo s√©timo Encontro de Inicia√ß√£o Cient√≠fica promovido pelo Instituto Militar de Engenharia durante a Semana Nacional de Ci√™ncia e Tecnologia, realizada entre os dias 18 e 20. Prosseguindo a formatura foi entregue medalhas, aos alunos que se destacaram na Olimp√≠ada Brasileira de Inform√°tica (OBI), realizada anualmente pelo Instituto de Computa√ß√£o da UNICAMP.

Participaram também na formatura de hoje, pela primeira vez, os nossos novos recrutas, após as duas semanas de internato, já demonstrando o excelente trabalho desempenhado pelo Capitão Guina, Comandante da CCSv, e sua equipe de instrutores.

Zumzaravalho!

Momentos da Formatura

Dia da Cavalaria

 "... Cavalaria, Cavalaria
Tu és na guerra a nossa estrela guia ..."

Cavalaria

Texto Alusivo Dia da Cavalaria | Momentos da Comemoração

Batismo dos novos Engenheiros

No √ļltimo dia 04 de mar√ßo, a Companhia de Engenharia de Alunos do CMRJ teve o prazer de recepcionar e batizar a sua primeira turma de engenheiros, PIONEIROS DA ARMA PIONEIRA.

Os alunos tiveram a oportunidade de se confraternizar através de atividades que simbolizam o espírito da Xingu, passando por uma pista de armadilhas, montando passadeira, atravessando um obstáculo aquático a remo com o bote pneumático e manuseando um detector de minas.

Os militares do colégio e do Batalhão Escola de Engenharia conduziram e organizaram o evento, sob a coordenação de instrutores e monitores, fazendo despertar o espírito de corpo e a vibração inerente aos engenheiros.

Posterior a essa atividade, o grêmio Villagran Cabrita promoveu um churrasco, seguido de várias atividades recreativas para mostrar aos pioneiros o espírito de camaradagem da arma azul turquesa.

 

 

N√ďS, N√ÉO VIVEMOS EM V√ÉO!

 

 

Momentos do Batismo

Formatura de Graduação

No dia 4 de mar√ßo de 2016, foi realizada a formatura de entrega de gradua√ß√£o do batalh√£o escolar. A cerim√īnia foi presidida pelo Senhor Coronel Aroldo Ribeiro Cursino, Comandante do Col√©gio Militar do Rio de Janeiro, Casa de Thomaz Coelho. Foram cerca de 200(duzentos) alunos graduados neste ano. Familiares e amigos dos alunos graduados abrilhantaram a cerim√īnia com suas presen√ßas. Encerrando a solenidade, o Corpo Permanente, e o Corpo de Alunos desfilaram em contin√™ncia ao comandante do CMRJ.

Momentos da Formatura

Batismo dos novos Cavalarianos

No √ļltimo dia 27 de fevereiro o Esquadr√£o de Cavalaria de Alunos do CMRJ teve o prazer de recepcionar os mais novos cavalarianos da Arma de her√≥is.
Os novos cavalarianos foram recebidos com muita festa e muita alegria pelos "veteranos" do Esqd.
Após uma rápida gincana, muita farinha e ovos, todos puderam se confraternizar num saboroso churrasco, seguido de várias atividades recreativas para mostrar aos novos cavalarianos o espírito de união e camaradagem que reina na arma de Osorio o legendário.

Momentos do Batismo

Batismo dos novos Infantes

No dia 27 de Fevereiro de 2016 ocorreu a tradicional atividade de recep√ß√£o aos novos alunos da Companhia de Infantaria.  O chamado ‚Äúsangue novo‚ÄĚ teve a oportunidade de se confraternizar atrav√©s de atividades que simbolizam o esp√≠rito do INFANTE.

Os alunos já integrantes da Arma de Sampaio conduziram e organizaram o evento, sob a coordenação de instrutores e monitores, fazendo despertar a coesão e a camaradagem no grupo.

Ao final da manhã o grêmio promoveu um churrasco, coroando com êxito um dia marcado por muita vibração e alegria.

INFANTARIA!

Momentos do Batismo

Batismo dos novos Artilheiros

A Bateria de Alunos realizou no dia 26 de fevereiro do corrente ano o batismo dos novos artilheiros. A Festividade contou com a presença do primeiro, segundo e terceiro ano da arma de Mallet. O batismo contou com várias brincadeiras com a finalidade de criar um espirito de grupo entre os alunos e findou com um churrasco entre todos os integrantes da Bateria de Alunos.

 

Artilheiros, sejam bem vindos a arma de Mallet e lembrem-se que " Eles que venham. Por aqui n√£o passaram".

 

Momentos do Batismo

Batismo dos novos Comunicantes

No dia 25 de fevereiro de 2016, no Col√©gio Militar do Rio de Janeiro, foi realizada a recep√ß√£o de boas vindas aos novos alunos da Companhia de Comunica√ß√Ķes, com o tradicional batismo na cor azul, cor predominante da Arma escolhida, al√©m das diversas atividades de integra√ß√£o dos alunos rec√©m chegados com os demais alunos veteranos do Ensino M√©dio da referida Companhia. Com o objetivo de desenvolver o esp√≠rito de corpo do √Ęmbito da Cia Com Al, aperfei√ßoar, no aluno das Comunica√ß√Ķes, o esp√≠rito de supera√ß√£o, estabelecer o v√≠nculo de lideran√ßa entre os instrutores, monitores e alunos, despertar no aluno do Ensino Fundamental o interesse pela Arma de Comunica√ß√Ķes, apresentar ao aluno da Cia Com peculiaridades da Arma de Comunica√ß√Ķes e finalizando com a realiza√ß√£o do churrasco de confraterniza√ß√£o.

Momentos do Batismo

Formatura 4ª Semana - Corpo de Alunos

BATALÃO ESCOLAR, BOM DIA!

Estimados alunos, nesse primeiro mês de aula do ano de 2016, é com orgulho que temos observado vocês chegarem bem uniformizados no colégio. Continuem dando atenção especial ao uso e conservação da boina, pois, como já dito, ela é o símbolo maior do CMRJ.

Em rela√ß√£o √† apresenta√ß√£o individual masculina, cabe destacar algumas peculiaridades: n√£o √© permitido o uso de bigode, barba ou cavanhaque; mantenham o corte de cabelo em dia!

No tocante √†s meninas, apenas poder√° ser usado solto, aquele cabelo considerado curto, ou seja, com o comprimento at√© a altura da gola do uniforme. Os cabelos m√©dios e longos, poder√£o ser usados com ‚Äúrabo de cavalo‚ÄĚ ou ‚Äúcoque com redinha‚ÄĚ, no dia a dia. J√° nas formaturas com gala ou meia-gala (as formaturas de sexta-feira, por exemplo), apenas ‚Äúcoque com a redinha‚ÄĚ.

Lembro ainda: estando o aluno ou a aluna de boina, a franja n√£o dever√° aparecer sobre a testa. A mochila e a bolsa de Educa√ß√£o F√≠sica dever√£o ser predominantemente pretas. Estejam sempre com os sapatos limpos e engraxados. Utilizem camisas, cal√ßas e saias limpas e passadas. E as divisas dos anos atualizadas.    

N√£o ser√° admitido o uso de uniformes incompletos (sem ins√≠gnias, sem plaqueta, sem bot√£o), nem de japonas desbotadas e sem identifica√ß√£o. A meia branca deve cobrir todo o tornozelo.   

Preparem o uniforme no dia anterior: engraxem os sapatos, limpem a fivela do cinto, deixem as meias junto ao sapato e o uniforme passado no cabide. Ao acordarem, fa√ßam a higiene e se fardem, observando se o uniforme est√° completo com: plaqueta, divisas, medalha e etc. Antes de sa√≠rem de casa, deem uma olhadinha no espelho para ver se o uniforme est√° correto! Quando descerem do carro, ou do √īnibus, calcem a boina e caminhem para dentro do col√©gio, com o peito erguido e garboso!

PRESTEM A CONTINÊNCIA INDIVIDUAL A TODOS OS OFICIAIS E SARGENTOS!

Otimizem seu tempo, assim sobrar√£o mais momentos para o estudo e lazer!

Sejam Felizes!

 Momentos da Formatura

ESTRELA CMRJ

Formatura de Ingresso na Legi√£o de Honra do CMRJ 2016

No dia 19 de fevereiro ocorreu a formatura de ingresso na Legi√£o de Honra do CMRJ com a finalidade de destacar os alunos que, por sua conduta exemplar, passaram a integr√°-la. Na oportunidade, o Comandante do CMRJ refor√ßou aos alunos a finalidade da Legi√£o de Honra do Col√©gio Militar que √© a pr√°tica de sadios princ√≠pios de lealdade, honestidade, iniciativa, nobreza de atitudes, disciplina consciente, camaradagem, estudo e amor √† cultura, segundo os valores, os costumes e as tradi√ß√Ķes do Ex√©rcito Brasileiro, concitando-os a se manterem como exemplos para os demais.

 

 

Momentos da Formatura

 

legiaohonra 09