Proposta Pedagógica

 Id√©ia S√≠ntese | Princ√≠pios da Proposta

      Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educa√ß√£o de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Col√©gio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradi√ß√£o, o modo de fazer e de agir do Ex√©rcito Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.

    O aluno do CMRJ deve se destacar pela consci√™ncia que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Col√©gio e em vias p√ļblicas, por sua solidariedade; por seu esp√≠rito patri√≥tico e por sua participa√ß√£o c√≠vica.

    Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMRJ objetiva √† forma√ß√£o integral de cidad√£os aut√īnomos, √©ticos, solid√°rios e atuantes social e politicamente por interm√©dio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.

     A constru√ß√£o do saber em um sentido bastante amplo s√≥ ser√° significativa √† medida que o discente conseguir estabelecer uma rela√ß√£o n√£o arbitr√°ria e substantiva entre os conte√ļdos escolares e os conhecimentos previamente constru√≠dos por eles, num processo de articula√ß√£o dos significados.

     A a√ß√£o educacional do CMRJ tem como objetivos gerais em sua proposta pedag√≥gica:

1. Permitir ao aluno DESENVOLVER ATITUDES E INCORPORAR VALORES familiares, sociais e patri√≥ticos que lhe assegurem um futuro de cidad√£o patriota, c√īnscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua prefer√™ncia;
2. Propiciar ao aluno A BUSCA E A PESQUISA CONTINUADAS DE INFORMA√á√ēES RELEVANTES ;
3. Desenvolver no aluno a vis√£o cr√≠tica dos fen√īmenos pol√≠ticos, econ√īmicos, hist√≥ricos, sociais e cient√≠fico-tecnol√≥gicos, ensinando-os, pois, a APRENDER PARA A VIDA e n√£o mais, simplesmente, para fazer provas;
4. Preparar o aluno para REFLETIR E COMPREENDER OS FEN√ĒMENOS e n√£o, meramente, memoriza-los;
5. Capacitar o aluno √† ABSOR√á√ÉO DE PR√Č-REQUISITOS FUNDAMENTAIS AO PROSSEGUIMENTO DOS ESTUDOS ACAD√äMICOS e n√£o de conhecimentos sup√©rfluos que se encerrem em si mesmos;
6. Estimular o aluno para a SAUD√ĀVEL PR√ĀTICA DE ATIVIDADE F√ćSICA , buscando o seu desenvolvimento f√≠sico e incentivando a pr√°tica habitual do esporte;
7. Despertar VOCA√á√ēES PARA A CARREIRA MILITAR .

Para atingir estas metas, a proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil é composta dos seguintes fundamentos educacionais:

a. oferecer ao aluno ambiente sadio e agrad√°vel para proporcionar o acesso ao conhecimento sistem√°tico universal, considerando a realidade de sua vida;
b. capacitar o aluno √† absor√ß√£o de conte√ļdos program√°ticos qualitativos e de pr√©-requisitos essenciais ao prosseguimento de seus estudos, com base no dom√≠nio da leitura, da escrita e das diversas linguagens utilizadas pelo homem, permitindo-lhe ANALISAR, SINTETIZAR E INTERPRETAR DADOS, FATOS E C√ĀLCULOS, para resolver situa√ß√Ķes problemas simples ou complexas, valorizando o seu desenvolvimento pessoal;
c. utilizar procedimentos did√°ticos e t√©cnicas metodol√≥gicas que conduzam o aluno a OCUPAR O CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A CONSTRUIR COM A MEDIA√á√ÉO DO PROFESSOR (FACILITADOR DA APRENDIZAGEM), O PR√ďPRIO CONHECIMENTO , fruto de abordagens seletivas, contextuais, interdisciplinares, cont√≠nuas e progressivas;
d. estimular no aluno o desenvolvimento de atitudes crítico-reflexivas, espírito de investigação, criatividade, iniciativa e respeito às diferenças individuais, conduzindo-os a APRENDER A APRENDER E APRENDER A PENSAR ;
e. conduzir o aluno a compreender o significado das √°reas de estudo e das disciplinas, enquanto participante do processo hist√≥rico da transforma√ß√£o da sociedade e da cultura, desenvolvendo a sua autonomia, valorizando o conhecimento pr√©vio, suas experi√™ncias e as rela√ß√Ķes professor-aluno e aluno-aluno, conscientizando-os de que A APRENDIZAGEM ADQUIRIDA √Č MAIS IMPORTANTE QUE A AVALIA√á√ÉO EDUCACIONAL DE AFERI√á√ÉO ESCOLAR ;
f. desenvolver no aluno atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida em sociedade, num ambiente no qual todos possam:

1) COMPREENDER E RESPEITAR OS DIREITOS E DEVERES da pessoa humana, do cidadão patriota, da família, dos grupos sociais, do estado e da nação brasileira;
2) acessar e dominar recursos científicos relevantes que lhes permitam SITUAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DA REALIDADE , assumindo responsabilidades sociais;
3) preparar-se para PARTICIPAR PRODUTIVAMENTE DA SOCIEDADE , no exercício responsável de sua futura atividade profissional;
4) praticar a atividade f√≠sica buscando o seu DESENVOLVIMENTO F√ćSICO E A CRIA√á√ÉO DE H√ĀBITOS SAUD√ĀVEIS PARA O CORPO , inclusive com a pr√°tica de esporte.

A proposta pedagógica deverá estar conectada com a execução de projetos educacionais aprovados pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e desenvolvidos nos demais Colégios Militares.

No Sistema Colégio Militar do Brasil, educar é mais importante que avaliar.