Comandante Cursino

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o Coronel de Infantaria Aroldo Ribeiro Cursino estava servindo na 2ª seção do Comando Militar do Leste. 

Foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2012. 

Nascido em 30 de maio de 1967, na cidade de Santos – São Paulo, é filho do coronel Aroldo Benedicto de Faria Cursino e Dolores Marly Ribeiro Cursino.

Incorporou às fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 1985, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – Rio de Janeiro.

Foi declarado Aspirante-a-oficial da arma de Infantaria em 10 de dezembro de 1988, sendo classificado no 61º Batalhão de Infantaria motorizado, onde desempenhou, durante dois anos, as funções de oficial subalterno.

Cursou a ESAO em 1996, a ECEME 2005 e o curso do comando do Estado-maior conjunto no Equador em 2014.

Comandou a 10ª Companhia de Guardas, sediado em Fortaleza – Ceará e o 1º Batalhão de Polícia do Exército – Batalhão Marechal Zenóbio da Costa, sediado no Rio de Janeiro. 

Desempenhou a função de instrutor de curso na ESAO.

Como Oficial de Estado-maior, chefiou a 2ª seção do Comando Militar do Leste, sediada no Rio de Janeiro - RJ e chefiou a 2ª seção do Comando Militar da Amazônia, sediada em Manaus – AM. Dentre as diversas condecorações, destaca-se a medalha da Ordem do Mérito Militar. Ã‰ casado e possui duas filhas, ambas ex-alunas do Colégio Militar do Rio de Janeiro.