Banda de Música

    banda

     A Banda de Música no CMRJ é uma atividade extraclasse, cultural e artística, desenvolvida durante o ano letivo, com a participação de alunos voluntários.

     A Banda de Música de Alunos encontra-se dividida em Banda “A” e Banda “B”:

  1. A Banda “A” é composta por alunos que alcançaram um grau de conhecimento técnico e teórico compatíveis com as atividades desenvolvidas pela Banda de Música. Por isso, é a fração que toca nas formaturas, treinamentos e apresentações externas.
  2. A Banda “B” é composta por alunos que estão iniciando seus estudos teóricos e práticos de música, com a finalidade de ingressar posteriormente na Banda “A”.

     Serão aproveitados os alunos que tiverem revelado progresso, disposição e gosto pela atividade. O aluno que obtiver aproveitamento será promovido na Banda de Música e usará em seu uniforme, juntamente com as insígnias da sua graduação, o distintivo (Lira) que o identifica como tal.

      Os postos e graduações na banda de música distribuem-se pelas séries dos ensinos fundamental e médio, da forma que se segue:

 

ENSINO

ANO

Post / Grad

FUNÇÃO

Médio

3º

2º Tenente

Regente de música (a)

Subtenente

Mestre de música (a)

1º, 2º e 3º

1º Sgt (b)

Músico 

Fundamental

9º

2º Sgt

8º

3º Sgt

7º

Cabo

Observações:

(a) escolhido entre os alunos da 3ª série do ensino médio, em função do tempo de banda de música, do conhecimento musical, da dedicação e da assiduidade aos treinamentos;

(b) considerados, sob os mesmos aspectos, para a promoção a Mestre e a Regente, na falta de alunos da 3ª série. O aluno da 2ª série tem precedência sobre o da 1ª série.

Fonte: Regimento Interno dos Colégios Militares - RI/CM